Conselhos

 
 
 
 
 
 
 

Se o seu animal está no Algarve, há algumas coisas que deve ter atenção:

 
Ter a vacinação em dia - existem várias doenças mortais que o seu animal pode contrair se não estiver vacinado correctamente, nomeadamente a parvovirose (ou “diarreia de sangue”), esgana, leptospirose, hepatite vírica, tosse do canil, etc.

▸ Desparasitação interna - os parasitas internos vão lentamente degradando a saúde dos animais se não forem controlados, e podem inclusivamente contagiar os seres humanos, principalmente crianças, idosos, grávidas ou pessoas com a imunidade em baixo. Basta desparasitar com a frequência necessária a cada caso com um produto adequado a cada animal. Pergunte-nos!

▸ Desparasitação externa - este clima é óptimo para nós e para os animais, praia, sol, campo… mas também é óptimo para os parasitas externos e vírus. Temos pulgas, carraças, mosquitos, ácaros, piolhos, etc., todo o ano. Estes parasitas transmitem doenças aos animais e até aos humanos. Transmitem, por exemplo: febres da carraça, sarna, leishmaniose e dirofilária (conhecida como a lombriga do coração).
 
 
 
 
 
▸ Leishmaniose e dirofilariose - duas das doenças mais comuns no Algarve, transmitidas pelo mosquito. Além da prevenção da picada do mosquito com pipetas ou coleiras adequadas, devemos fazer a prevenção destas doenças de várias formas adaptadas a cada caso e a cada família. Fale connosco.

▸ Comportamento - para além dos cuidados de saúde, ao sermos responsáveis por um animal devemos saber educá-lo correctamente evitando problemas de comportamento, medos, agressão, ansiedade, animais anti-sociais. Pequenos truques podem fazer a diferença, e um bom treinador com a supervisão certa pode ser importante no crescimento saudável do ponto de vista social e relacional do seu cão ou gato.

Porque ser veterinário, não é só ser médico, gostamos de cuidar do seu animal com carinho e atenção, conhecê-lo desde pequeno e acompanhar as várias fases da sua vida, incluindo em todas as decisões os proprietários. Estamos sempre aqui para si, 24h por dia, 7 dias por semana em caso de emergência.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Clínica Veterinária do Parchal, cuidamos com carinho e profissionalismo o seu animal!